"Umbanda é coisa séria para gente séria". Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vibrações Ancestrais através das cores


Temos, como ponto de partida, as cores afins às Vibrações Ancestrais adotadas por vários segmentos:
Vibração
Cores
Orixalá
Branca, Ouro
Ogum
Laranja, Vermelha
Oxossi
Azul, Verde
Xangô
Verde, Marron
Yorimá
Violeta, Branca e Preta, Preta e Vermelha
Yori
Vermelha, Rosa, Azul Claro
Yemanjá
Amarela, Azul claro, Prata
Entretanto, observando o detalhe da cor branca que representa para muitos a Vibração Ancestral de Orixalá ou Oxalá, pergunta-se: Por que a cor branca representa uma das Vibrações se ela naturalmente é o conjunto de todas as cores? O branco não representaria o Ser Uno?
Em 1665, quando Isaac Newton tinha 23 anos, para fugir do contágio da peste que se espalhava pela Europa, passou um ano e meio no campo, onde se dedicou ao estudo e à pesquisa . Um de seus estudos foi sobre a luz e as cores. Numa de suas experiências com alguns prismas, lentes e da luz do sol, percebeu que a luz, depois de passar por um prisma, projetava sobre a parede oposta uma mancha alongada, com as cores distribuídas do vermelho ao violeta. "Foi muito agradável", escreveu ele, "observar as cores vivas e intensas, mas logo tratei de examiná-las com cuidado". Ele concluiu que a luz branca do sol é composta de luzes de todas as cores visíveis e que o prisma faz é, simplesmente, separar essas componentes.
Para testar essa idéia, fez a luz espalhada pelo primeiro prisma incidir sobre outro prisma, colocado na posição invertida. Bingo! O segundo prisma juntou de novo as luzes componentes e a luz branca ressurgiu no outro lado. Para ter certeza de sua interpretação, Newton fez uma experiência: incidiu a luz dispersada sobre um cartão com um pequeno furo. Ajustando a posição do furo deixou passar só uma componente, a verde, por exemplo. Fez esse feixe incidir sobre o segundo prisma e não observou nenhuma decomposição a mais. O feixe se desviava mas continuava da mesma cor.
Com essas e outras observações, Newton demonstrou que a luz branca do sol é uma mistura de luzes com as cores visíveis. Cada cor sofre um desvio diferente pelo prisma. Tecnicamente, diz-se que a luz violeta é mais refringente que a vermelha, pois se desvia mais. Ou, em outros termos, o índice de refração da componente violeta é maior que o índice de refração da componente vermelha.
Durante toda sua vida Newton acreditou que a luz era feita de partículas emitidas pelos corpos luminosos. Cores diferentes corresponderiam a partículas diferentes. No ar, todas as partículas teriam a mesma velocidade mas, entrando no prisma de vidro, a velocidade seria diferente para cada cor. Isso causaria o desvio diferente das componentes da luz.
Outros cientistas, como Christian Huyghens (pronuncia-se "róiguens"), diziam que a luz era formada de ondas, cada cor tendo um comprimento de onda diferente. Hoje sabemos que Huyghens chegou a uma conclusão mais correta. Mas, para ser justo com Newton, lembra-se que ele dizia que não "fazia hipóteses sobre a natureza da luz, apenas observava seu comportamento".
A faixa colorida obtida por Newton quando separou as cores da luz do Sol com um prisma é chamada de "espectro da luz solar". O espectro de uma luz é a separação das cores componentes dessa luz. Essa separação, ou dispersão, pode ser obtida com um prisma.
O espectro da luz do Sol, dita "branca", é um contínuo com todas as cores visíveis. Hoje sabemos que essas componentes têm comprimentos de onda que vão desde 4000 Ångstroms (violeta) até 7500 Ångstroms (vermelho).
4000
4500
5000
5500
6000
6500
7000
7500
Podemos, no entanto, estudar as cores através da física propondo uma teoria conhecida como teoria das cores. Assim surge a colorimetria como ciência da medição das cores. A palavra "cor" é empregada para referir-se à sensação consciente de um observador cuja retina se acha estimulada por energia radiante. As cores se classificam em Cores Primárias: A teoria das cores diz que por meio de cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores oamarelo, vermelho e azul; Cores Secundárias: Se se misturarem duas cores primárias obter-se-á uma cor secundária: Amarelo + Azul = Verde ; Azul + Vermelho = Violeta; e, Vermelho + Amarelo =Laranja; E, Cores Terciárias: Se se misturar uma cor primária com uma secundária correspondente, isto é, que a contenha, o resultado será uma cor terciária ou intermediária. Por exemplo, a combinação de amarelo com alaranjado.
Considerando a observação da natureza, tomando-se por base o espectro solar, analisando a sua composição e relação com os Astros Celestes, poderemos, para melhor eficácia e eficiência de associações das cores, identificar as Vibrações Ancestrais e alguns detalhes até então ocultos. E, não se pode esquecer da máxima de Hermes Trimegisto: "O que está embaixo é como o que está no alto, e o que está no alto é como o que está embaixo, no milagre de uma só coisa."
Da mesma forma, a uma associação com os planetas:
Relação das cores com os Signos, baseando-se no Arqueômetro
ASTRO
SIGNO
CORES
SIGNOS
Sol
Leão
Lua
Câncer
Mercúrio
Gêmeos
Virgem
Vênus
Touro
Libra
Marte
Áries
Escorpião
Júpiter
Sagitário
Peixes
Saturno
Capricórnio
Aquário

Nenhum comentário:

Postar um comentário