"Umbanda é coisa séria para gente séria". Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Diga Eu sou Umbandista!!! mostre o retrato de nosso pais no Censo 2010



LH00CE0T.gif (44219 bytes)Queridos irmãos, chega de viver escondido, dizendo que é Espírita ou outra religião, o retrato de nosso país que dirá como somos, onde estamos e como vivemos começará a ser pintado em agosto de 2010 com o Censo Demográfico.
E nós, umbandistas, não podemos perder essa oportunidade de mostrar nossa cara, nossa presença e nossa postura como religiosos que AMAM SUA RELIGIÃO, a UMBANDA.
Chega de aceitar as opções “afro-brasileira”,“espírita”, “espiritualista” ou a constrangedora“outros”. Chega de ficar de boca fechada, em cima do muro ou balançando a cabeça! Temos UMA RELIGIÃO caracterizada, fundamentada, aceita e sustentada tanto pela espiritualidade como pelos órgãos civis, portanto só falta a NÓS FAZERMOS DIFERENTE e, principalmente, FAZERMOS A DIFERENÇA!
n_blu091.gif (4679 bytes)Quando perguntarem qual a sua religião, diga: SOU UMBANDISTA!!!
Em 2010, o IBGE realizará o 12º Censo Demográfico que constituirá o grande retrato da população brasileira, em extensão e profundidade, com suas característicassocioeconômicas e, ao mesmo tempo, definirá a base onde deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. Será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, este censo mostrará como somos, onde estamos e como vivemos.
A coleta de dados inicia-se no dia 1º de agosto de 2010, percorrendo do Aylã ao Chuí, da Ponta de Seixas ao rio Moa; de norte a sul e de leste a oeste de todo o território brasileiro, com a divulgação dos primeiros resultados em dezembro de 2010. Portanto nós, umbandistas, não podemos perder essa oportunidade de mostrar nossa cara, nossa presença e nossa postura como religiosos que AMAM SUA RELIGIÃO, a UMBANDA.
n_blu093.gif (6547 bytes)
Temos que dar um basta nas opções “afro-brasileira”, “espírita”, “espiritualista” ou “outros”e exigir que a UMBANDA apareça como uma opção religiosa nas pesquisas e formulários de nosso país, assim como, seja considerada e tratada como uma verdadeira Religião pela nossa sociedade.
Acredito que todos os umbandistas trabalhadores atuantes em seus Terreiros sabem que muitos membros de outras doutrinas religiosas, como católicos, kardecistas, evangélicos, etc, são frequentadores assíduos da Umbanda, no entanto na hora de manifestarem suas religiões esquecem da Umbanda, aquela que muitas vezes enxugou suas lágrimas, abriu seus caminhos, curou suas feridas tanto de alma quanto de corpo. Essa atitude enche nossos corações de tristeza, mesmo porque a falta de conhecimento é tão grande que essas pessoas não sabem que a Umbanda tem fundamento, tem liturgia e tem seus rituais próprios, como casamento, batismo, ato fúnebre, conversão religiosa, que são aceitos pela sociedade civil assim como em qualquer outra religião. Com certeza, é uma pena essa falta de conhecimento! No entanto, mais triste que isso é saber que alguns médiuns umbandistas ainda se consideram católicos, negando suas ascendências e sustentações espirituais.
n_blu092.gif (4070 bytes)
Segundo Reginaldo Prandi, Professor do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da USP; Pesquisador do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa – essa declaração ao censo de ‘ser católico’ corresponde ao fato de que o censo oferece uma única opção, uma vez que na planilha do IBGE não há possibilidade de se declarar membro de mais de uma religião. A partir disso, diz Prandi: “como apenas uma das religiões é registrada, muitos adeptos dos cultos afro-brasileiros se declaram católicos por circunstâncias históricas”.
Impressionante, não???
Tanto é que no último censo, que aconteceu em 2000, a Umbanda e o Candomblé, consideradas nas pesquisas como religiões afro-brasileiras, perderam cerca de 11,9% de adeptos e, segundo os pesquisadores do censo, “quando analisadas separadamente, nota-se que o encolhimento do número de adeptos é grande na Umbanda, mas que no Candomblé houve aumento”. Os resultados mostram que em 1991 os que se declaravam membros do Candomblé eram cerca de 107 mil e no censo de 2000 esse número subiu para 140 mil, ou seja, um crescimento de 30,8%. No caso da Umbanda houve uma queda significativa, em 1991 existiam 542 mil umbandistas declarantes e no censo de 2000 o número de umbandista caiu para 432 mil, ocorrendo um decréscimo de 20,2%.
Não dá para ficar de boca fechada, em cima do muro, balançando cabeça e aceitando outras opções…
Umbandistas,vamos fazer diferente e fazer a diferença dessa vez! Quando perguntarem qual sua religião, diga: SOU UMBANDISTA!
LEMBRE-SE, é de grãos de areia que se formam as montanhas!
DESEJE IR PARA ARUANDA e não ‘entrar no Paraíso’!
ACREDITE, somos espíritos imortais em experiência na matéria e não um corpo que ressuscitará em um mundo vindouro.
PENSE sobre sua responsabilidade social e religiosa e…
QUEM SABE UM DIA possamos ter a falta de vergonha que os católicos têm ao falar que “são católicos”;
QUEM SABE UM DIA sejamos tão convictos e orgulhosos de nossa religião quanto os neopentecostais, que levam sua crença às ruas, a eventos fenomenais e a todas as pessoas convencendo-as por realmente acreditarem no poder de “Jesus” e nas Bençãos recebidas;
QUEM SABE UM DIA tenhamos o desprendimento material tanto dos médiuns quanto dos frequentadores dos Centros Kardecistas que sentem-se orgulhosos com suas doações para ajudar a seus Centros e a doutrina Kardequiana; ou tenhamos a disciplina cultural exigida por essas instituições, onde até para se “abrir” a porta do Centro é preciso estudar por anos;
QUEM SABE UM DIA sintamos o que é cultuar, louvar e amar os Orixás, assim como respeitar as Tradições e as Hierarquias, da mesma maneira que fazem e sentem os candomblecistas.
Por Mãe Mônica Caraccio

Nenhum comentário:

Postar um comentário