"Umbanda é coisa séria para gente séria". Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Oxum.

SALVE OXUM !

Quando a tristeza invade meu peito
eu clamo por Oxum!

Quando as lágrimas invadem meu rosto
eu clamo por Oxum!

Quando a dor é maior que meu espírito
eu clamo por Oxum!

Minha poderosa mãe do espelho e das águas
Minha rainha soberana da doçura e do amor
Tenha piedade dos que sofrem e choram
Que o tempo do teu rio se apresse
Em trazer a esperança e a alegria

Minha senhora dona do céu azuis
Das pedras, dos seixos, da beleza
E das águas límpidas como a paz

Que o seu espelho revele a sorte
Nos meus passos errantes
Que suas mãos frágeis e delicadas
Sejam o conforto em minha caminhada

Que eu seja bendito no seu coração de mãe!

Ora iêiê ô minha mãe Oxum!

desconheço autoria

OXUM

Essa Divindade das águas doces é conhecida por

- OXUM( para os nagôs e ketu)
No Candomblé Ketu, Oxum é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter filhos e protegendo-as durante a gravidez.
Protege, também, as crianças pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de Mamãe por seus devotos.
- AZIRI ( para os jejes),
- ACOÇAPATÁ (para a casa de fanti-ashanti ou Jejes-nagôs),
- NKISI NDANDALUNDA (para o candomblé banto: Angola e Congo) = Senhora da fertilidade e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi, semelhantes a OXUM.

Por sincretismo religioso, ela é assim identificada

NO BRASIL
-Na Bahia, como " Nossa Senhora das Candeias" ou "Nossa Senhora dos Prazeres".
- Em Pernambuco (nos xangôs) é conhecida com " Nossa Senhora do Carmo", padroeira da cidade de Recife, com festa a 16 de julho.
- No Rio de Janeiro sua identificação é com Nossa Senhora da Conceição e sua data festiva 8 de dezembro.
- No Rio Grande do Sul ( nos batuques) é com Nossa Senhora Aparecida.

EM CUBA
Na Santeria (ritual semelhante ao candomblé) cubana é chamada Ochun.
O sincrestismo deste orixá se dá na Santeria como Nossa Senhora da Caridade do Cobre (Nuestra Señora de la Caridad Del Cobre) , padroeira de Cuba.

NO HAITI
No Haiti Ochun é a deusa do amor, do dinheiro e da felicidade. Também conhecida como Erzile ou Erzulie, Freda Dahomey.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oxum

Nenhum comentário:

Postar um comentário