"Umbanda é coisa séria para gente séria". Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Seu guia sabe.


QUANDO VOCÊ ESTÁ CANSADO E DESENCORAJADO POR ESFORÇOS QUE NÃO DERAM FRUTOS SEU GUIA SABE O QUANTO VOCÊ TENTOU ... QUANDO VOCÊ CHOROU POR LONGO TEMPO COM O CORAÇÃO CHEIO DE ANGÚSTIA ELE CONTOU SUAS LÁGRIMAS . SE VOCÊ SENTE QUE SUA VIDA ESTÁ PERDIDA E QUE MUITO TEMPO TAMBÉM SE PERDEU ELE ESTÁ CONFORTANDO VOCÊ . QUANDO VOCÊ ESTÁ SOLITÁRIO E SEUS AMIGOS ESTÃO MUITO OCUPADOS PARA UM SIMPLES TELEFONEMA ELE ACOMPANHA VOCÊ . QUANDO VOCÊ SENTE QUE JÁ TENTOU DE TUDO E NÃO SABE POR ONDE RECOMEÇAR ELE TEM A SOLUÇÃO . QUANDO NADA MAIS FAZ SENTIDO E VOCÊ SE SENTE FRUSTRADO E DEPRIMIDO ELE TENTA LHE MOSTRAR RESPOSTAS . SE DEREPENTE TUDO LHE PARECE MAIS BRILHANTE E VOCÊ PERCEBE UMA LUZ DE ESPERANÇA, NESSE MOMENTO ELE SOPROU NOS SEUS OUVIDOS .. QUANDO AS COISAS VÃO BEM E VOCÊ TEM MUITO PARA AGRADECER ELE ESTÁ FESTEJANDO COM VOCÊ . QUANDO ALGO LHE TRAZ MUITA ALEGRIA E VOCÊ SE SENTE FORTALECIDO ELE ESTÁ SORRINDO PARA VOCÊ . QUANDO VOCÊ TEM UM PROPÓSITO A CUMPRIR E UM SONHO PARA SEGUIR ELE ABRE SEUS OLHOS E O CHAMA PELO NOME . LEMBRE-SE QUE ONDE VOCÊ ESTIVER SEJA NA TRISTEZA OU NA FELICIDADE, MESMO QUE NINGUÉM MAIS SAIBA, SEU GUIA SABE . AUTOR DESCONHECIDO

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

INIMIGO OCULTO

INIMIGO OCULTO

DOENÇAS CAUSADAS POR PENSAMENTOS, INIMIGO, INIMIGO OCULTO, PENSAMENTOS, SOFRIMENTO | ......................................................................................................................,,,,,,,,,,,............Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!

Você sofre?

Pois preste atenção ao seu sofrimento, porque…

Sofre de reumatismo:

Quem percorre os caminhos tortuosos;

Quem se destina aos escombros da tristeza;

Quem vive tropeçando no egoísmo.

Sofre de artrite:

Quem jamais abre mão;
Quem sempre aponta os defeitos dos outros;
Quem nunca oferece uma rosa.

Sofre de bursite:

Quem não oferta seu ombro amigo;

Quem retêm, permanentemente, os músculos.

Quem cuida, excessivamente, das questões alheias.

Sofre da coluna:

Quem nunca se curva diante da vida;

Quem carrega o mundo nas costas;

Quem não anda com retidão.

Sofre dos rins:

Quem tem medo de enfrentar problemas;

Quem não filtra seus ideais;

Quem não separa o joio do trigo.

Sofre de gastrite:

Quem vive de paixões avassaladoras;

Quem costuma agir na emoção;

Quem reage somente com impulsos;

Quem sempre chora o leite derramado. |

Sofre de prisão de ventre:

Quem aprisiona seus sentidos;

Quem detém suas mágoas;

Quem endurece em demasia.

Sofre dos pulmões:

Quem se intoxica de raiva e de ódio;

Quem sufoca, permanentemente, os outros;

Quem não respira aliviado pelo dever cumprido;

Quem não muda de ares;

Quem não expele os maus fluidos.

Sofre do coração:

Quem guarda ressentimentos;

Quem vive do passado;

Quem não segue as batidas do tempo;

Quem não se ama e, portanto, não tem coração para amar.

Sofre da garganta:

Quem fala mal dos outros;

Quem vocifera;

Quem não solta o verbo;

Quem repudia;

Quem omite;

Quem usa sua espada afiada para ferir outrem;

Quem subjuga;

Quem reclama o tempo todo;

Quem não fala com Deus.

Sofre do ouvido:

Quem prejulga os atos dos outros;

Quem não se escuta;

Quem costuma escutar a conversa dos outros;

Quem ensurdece ao chamado divino.

Sofre dos olhos: Quem não se enxerga;

Quem distorce os fatos;

Quem não amplia sua visão;

Quem vê tudo em duplo sentido;

Quem não quer ver.

Sofre de distúrbios da mente:

Quem mente para si mesmo;

Quem não tem o mínimo de lucidez;

Quem preza a inconsciência;

Quem menospreza a intuição;

Quem não vigia seus pensamentos;

Quem embota seu canal com a Criação;

Quem não se volta para o Universo;

Quem vive no mundo da lua;


Quem não pensa na vida;


Quem vive sonhando;


Quem se ilude;


Quem alimenta a ilusão dos outros;


Quem mascara a realidade;


Quem não areja a cabeça;


Quem tem cabeça de vento.


Causa e efeito.


Ação e reação.


Tudo está intrinsecamente ligado.


Tudo se conecta o tempo todo assim, sucessivamente, passam os anos sem que o ser humano conheça a si mesmo.


O nosso maior inimigo é aquele que está oculto e que habita, inexoravelmente, no interior de nós mesmos.Antes de tudo vamos nos amar!


Texto retirado do Emule -----POVO DA ARUANDA


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Diga Eu sou Umbandista!!! mostre o retrato de nosso pais no Censo 2010



LH00CE0T.gif (44219 bytes)Queridos irmãos, chega de viver escondido, dizendo que é Espírita ou outra religião, o retrato de nosso país que dirá como somos, onde estamos e como vivemos começará a ser pintado em agosto de 2010 com o Censo Demográfico.
E nós, umbandistas, não podemos perder essa oportunidade de mostrar nossa cara, nossa presença e nossa postura como religiosos que AMAM SUA RELIGIÃO, a UMBANDA.
Chega de aceitar as opções “afro-brasileira”,“espírita”, “espiritualista” ou a constrangedora“outros”. Chega de ficar de boca fechada, em cima do muro ou balançando a cabeça! Temos UMA RELIGIÃO caracterizada, fundamentada, aceita e sustentada tanto pela espiritualidade como pelos órgãos civis, portanto só falta a NÓS FAZERMOS DIFERENTE e, principalmente, FAZERMOS A DIFERENÇA!
n_blu091.gif (4679 bytes)Quando perguntarem qual a sua religião, diga: SOU UMBANDISTA!!!
Em 2010, o IBGE realizará o 12º Censo Demográfico que constituirá o grande retrato da população brasileira, em extensão e profundidade, com suas característicassocioeconômicas e, ao mesmo tempo, definirá a base onde deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. Será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, este censo mostrará como somos, onde estamos e como vivemos.
A coleta de dados inicia-se no dia 1º de agosto de 2010, percorrendo do Aylã ao Chuí, da Ponta de Seixas ao rio Moa; de norte a sul e de leste a oeste de todo o território brasileiro, com a divulgação dos primeiros resultados em dezembro de 2010. Portanto nós, umbandistas, não podemos perder essa oportunidade de mostrar nossa cara, nossa presença e nossa postura como religiosos que AMAM SUA RELIGIÃO, a UMBANDA.
n_blu093.gif (6547 bytes)
Temos que dar um basta nas opções “afro-brasileira”, “espírita”, “espiritualista” ou “outros”e exigir que a UMBANDA apareça como uma opção religiosa nas pesquisas e formulários de nosso país, assim como, seja considerada e tratada como uma verdadeira Religião pela nossa sociedade.
Acredito que todos os umbandistas trabalhadores atuantes em seus Terreiros sabem que muitos membros de outras doutrinas religiosas, como católicos, kardecistas, evangélicos, etc, são frequentadores assíduos da Umbanda, no entanto na hora de manifestarem suas religiões esquecem da Umbanda, aquela que muitas vezes enxugou suas lágrimas, abriu seus caminhos, curou suas feridas tanto de alma quanto de corpo. Essa atitude enche nossos corações de tristeza, mesmo porque a falta de conhecimento é tão grande que essas pessoas não sabem que a Umbanda tem fundamento, tem liturgia e tem seus rituais próprios, como casamento, batismo, ato fúnebre, conversão religiosa, que são aceitos pela sociedade civil assim como em qualquer outra religião. Com certeza, é uma pena essa falta de conhecimento! No entanto, mais triste que isso é saber que alguns médiuns umbandistas ainda se consideram católicos, negando suas ascendências e sustentações espirituais.
n_blu092.gif (4070 bytes)
Segundo Reginaldo Prandi, Professor do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da USP; Pesquisador do CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa – essa declaração ao censo de ‘ser católico’ corresponde ao fato de que o censo oferece uma única opção, uma vez que na planilha do IBGE não há possibilidade de se declarar membro de mais de uma religião. A partir disso, diz Prandi: “como apenas uma das religiões é registrada, muitos adeptos dos cultos afro-brasileiros se declaram católicos por circunstâncias históricas”.
Impressionante, não???
Tanto é que no último censo, que aconteceu em 2000, a Umbanda e o Candomblé, consideradas nas pesquisas como religiões afro-brasileiras, perderam cerca de 11,9% de adeptos e, segundo os pesquisadores do censo, “quando analisadas separadamente, nota-se que o encolhimento do número de adeptos é grande na Umbanda, mas que no Candomblé houve aumento”. Os resultados mostram que em 1991 os que se declaravam membros do Candomblé eram cerca de 107 mil e no censo de 2000 esse número subiu para 140 mil, ou seja, um crescimento de 30,8%. No caso da Umbanda houve uma queda significativa, em 1991 existiam 542 mil umbandistas declarantes e no censo de 2000 o número de umbandista caiu para 432 mil, ocorrendo um decréscimo de 20,2%.
Não dá para ficar de boca fechada, em cima do muro, balançando cabeça e aceitando outras opções…
Umbandistas,vamos fazer diferente e fazer a diferença dessa vez! Quando perguntarem qual sua religião, diga: SOU UMBANDISTA!
LEMBRE-SE, é de grãos de areia que se formam as montanhas!
DESEJE IR PARA ARUANDA e não ‘entrar no Paraíso’!
ACREDITE, somos espíritos imortais em experiência na matéria e não um corpo que ressuscitará em um mundo vindouro.
PENSE sobre sua responsabilidade social e religiosa e…
QUEM SABE UM DIA possamos ter a falta de vergonha que os católicos têm ao falar que “são católicos”;
QUEM SABE UM DIA sejamos tão convictos e orgulhosos de nossa religião quanto os neopentecostais, que levam sua crença às ruas, a eventos fenomenais e a todas as pessoas convencendo-as por realmente acreditarem no poder de “Jesus” e nas Bençãos recebidas;
QUEM SABE UM DIA tenhamos o desprendimento material tanto dos médiuns quanto dos frequentadores dos Centros Kardecistas que sentem-se orgulhosos com suas doações para ajudar a seus Centros e a doutrina Kardequiana; ou tenhamos a disciplina cultural exigida por essas instituições, onde até para se “abrir” a porta do Centro é preciso estudar por anos;
QUEM SABE UM DIA sintamos o que é cultuar, louvar e amar os Orixás, assim como respeitar as Tradições e as Hierarquias, da mesma maneira que fazem e sentem os candomblecistas.
Por Mãe Mônica Caraccio

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Orixas da semana



DIAS DOS ORIXÁS:
SEGUNDA – FEIRA * Exu, Pomba Gira, Obaliuaie, Omulu, Pretos Velhos (Iorumá) e almas aflitas


TERÇA – FEIRA * Ogum, Boiadeiros e Baianos
QUARTA – FEIRA * Xangô e Iansâ
QUINTA – FEIRA * Oxossi, Caboclos e Caboclas



SEXTA – FEIRA * Oxalá, Almas Santas e Linha da Oriente liderada por São João Batista


SÁBADO * Iemanjá, Oxum, Nanã Buruke, Ondinas, Sereias, Caboclas, Iaras e Marinheiros


DOMINGO * Iori (Cosme e Damião), Crianças e Ibejadas



SAUDAÇÕES
Saravá Oxalá * Oxalá Meu Pai
Saravá Ogum * Ogum Iê Meu Pai
Saravá Xangô * Caô Cabecilê
Saravá Obaluaie * Atotô Obaluaiê
Saravá Oxossi * Okê Caboclo
Saravá Iemanjá * Odoceyá
Saravá Oxum * Aêê Mamãe Oxum
Saravá Iansã * Uepa hey Iansã
Saravá Nanã Buruke Saluba Nanã
Saravá Cabloco * Okê Cabloco
Saravá aos P.Velhos * Adorei as Almas
Saravá as Crianças * Beijada
Saravá Exu * Aruê Exú
Saravá Pomba Gira Aruê Exu Pomba Gira

Vibrações Ancestrais através das cores


Temos, como ponto de partida, as cores afins às Vibrações Ancestrais adotadas por vários segmentos:
Vibração
Cores
Orixalá
Branca, Ouro
Ogum
Laranja, Vermelha
Oxossi
Azul, Verde
Xangô
Verde, Marron
Yorimá
Violeta, Branca e Preta, Preta e Vermelha
Yori
Vermelha, Rosa, Azul Claro
Yemanjá
Amarela, Azul claro, Prata
Entretanto, observando o detalhe da cor branca que representa para muitos a Vibração Ancestral de Orixalá ou Oxalá, pergunta-se: Por que a cor branca representa uma das Vibrações se ela naturalmente é o conjunto de todas as cores? O branco não representaria o Ser Uno?
Em 1665, quando Isaac Newton tinha 23 anos, para fugir do contágio da peste que se espalhava pela Europa, passou um ano e meio no campo, onde se dedicou ao estudo e à pesquisa . Um de seus estudos foi sobre a luz e as cores. Numa de suas experiências com alguns prismas, lentes e da luz do sol, percebeu que a luz, depois de passar por um prisma, projetava sobre a parede oposta uma mancha alongada, com as cores distribuídas do vermelho ao violeta. "Foi muito agradável", escreveu ele, "observar as cores vivas e intensas, mas logo tratei de examiná-las com cuidado". Ele concluiu que a luz branca do sol é composta de luzes de todas as cores visíveis e que o prisma faz é, simplesmente, separar essas componentes.
Para testar essa idéia, fez a luz espalhada pelo primeiro prisma incidir sobre outro prisma, colocado na posição invertida. Bingo! O segundo prisma juntou de novo as luzes componentes e a luz branca ressurgiu no outro lado. Para ter certeza de sua interpretação, Newton fez uma experiência: incidiu a luz dispersada sobre um cartão com um pequeno furo. Ajustando a posição do furo deixou passar só uma componente, a verde, por exemplo. Fez esse feixe incidir sobre o segundo prisma e não observou nenhuma decomposição a mais. O feixe se desviava mas continuava da mesma cor.
Com essas e outras observações, Newton demonstrou que a luz branca do sol é uma mistura de luzes com as cores visíveis. Cada cor sofre um desvio diferente pelo prisma. Tecnicamente, diz-se que a luz violeta é mais refringente que a vermelha, pois se desvia mais. Ou, em outros termos, o índice de refração da componente violeta é maior que o índice de refração da componente vermelha.
Durante toda sua vida Newton acreditou que a luz era feita de partículas emitidas pelos corpos luminosos. Cores diferentes corresponderiam a partículas diferentes. No ar, todas as partículas teriam a mesma velocidade mas, entrando no prisma de vidro, a velocidade seria diferente para cada cor. Isso causaria o desvio diferente das componentes da luz.
Outros cientistas, como Christian Huyghens (pronuncia-se "róiguens"), diziam que a luz era formada de ondas, cada cor tendo um comprimento de onda diferente. Hoje sabemos que Huyghens chegou a uma conclusão mais correta. Mas, para ser justo com Newton, lembra-se que ele dizia que não "fazia hipóteses sobre a natureza da luz, apenas observava seu comportamento".
A faixa colorida obtida por Newton quando separou as cores da luz do Sol com um prisma é chamada de "espectro da luz solar". O espectro de uma luz é a separação das cores componentes dessa luz. Essa separação, ou dispersão, pode ser obtida com um prisma.
O espectro da luz do Sol, dita "branca", é um contínuo com todas as cores visíveis. Hoje sabemos que essas componentes têm comprimentos de onda que vão desde 4000 Ångstroms (violeta) até 7500 Ångstroms (vermelho).
4000
4500
5000
5500
6000
6500
7000
7500
Podemos, no entanto, estudar as cores através da física propondo uma teoria conhecida como teoria das cores. Assim surge a colorimetria como ciência da medição das cores. A palavra "cor" é empregada para referir-se à sensação consciente de um observador cuja retina se acha estimulada por energia radiante. As cores se classificam em Cores Primárias: A teoria das cores diz que por meio de cores básicas, ou primárias, qualquer cor pode ser formada. Essas cores oamarelo, vermelho e azul; Cores Secundárias: Se se misturarem duas cores primárias obter-se-á uma cor secundária: Amarelo + Azul = Verde ; Azul + Vermelho = Violeta; e, Vermelho + Amarelo =Laranja; E, Cores Terciárias: Se se misturar uma cor primária com uma secundária correspondente, isto é, que a contenha, o resultado será uma cor terciária ou intermediária. Por exemplo, a combinação de amarelo com alaranjado.
Considerando a observação da natureza, tomando-se por base o espectro solar, analisando a sua composição e relação com os Astros Celestes, poderemos, para melhor eficácia e eficiência de associações das cores, identificar as Vibrações Ancestrais e alguns detalhes até então ocultos. E, não se pode esquecer da máxima de Hermes Trimegisto: "O que está embaixo é como o que está no alto, e o que está no alto é como o que está embaixo, no milagre de uma só coisa."
Da mesma forma, a uma associação com os planetas:
Relação das cores com os Signos, baseando-se no Arqueômetro
ASTRO
SIGNO
CORES
SIGNOS
Sol
Leão
Lua
Câncer
Mercúrio
Gêmeos
Virgem
Vênus
Touro
Libra
Marte
Áries
Escorpião
Júpiter
Sagitário
Peixes
Saturno
Capricórnio
Aquário