"Umbanda é coisa séria para gente séria". Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Umbanda e Espiritismo

Diz-se, com freqüência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina. 
Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes. 
  • Vejamos as opiniões concordantes:

A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.

A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também. 
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também. 
  • Vejamos os pontos discordantes: 

O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.

O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.

O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares. 

O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc. 



O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC. 

O professor J. H. Pires, no capítulo VIO Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbandamediunismo.  como uma forma de
A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade. 

Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos.
Esta é a grande diferença. 

Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis. 
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
Nota: O texto acima não tenta "provar" qual é ou qual não é melhor, mostra sim a diferença entre uma e outra, veja que em vários locais as duas religiões "acontecem" no mesmo local sem maiores problemas e acaba-se por fundir uma a outra, mas devemos sempre saber que se trata de duas "religiões diferentes", com data de fundação, doutrinas, cultos e tradições diferentes.
 
Author: FUCESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário