"Umbanda é coisa séria para gente séria". Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.

terça-feira, 30 de março de 2010

Só a titulo de curiosidade sobre Yami!!!




No culto das Yami as folhas, são como as escamas dos peixes e as penas dos pássaros, são e representam o procriado um elemento essencial para os humanos. Elas veiculam o “ejè dundun”, a força dos orixás.

O sangue das folhas, que traz em si o poder do que nasce, do que vêm, abundantemente, é um dos axés mais poderosos. Pois o primeiro ato que se faz quando deita uma pessoa para o santo è a sasanha, "a retirada do sangue negro das folhas.Eo ultimo dia de preceito dos iniciados è o ità.

Pois sem as folhas não se faz nada...

Osanyin possui o poder ao mesmo tempo benéfico e perigoso, a depender dos vários empregos das folhas pois existem folhas que possui veneno e folhas benéficas. Seu culto é mais ou menos secreto e, mesmo que não constitua uma sociedade secreta, seus ritos não são públicos e a maioria de seus adeptos são homens. pois Osanyin não tem preferência por mulheres.

Até nestes tempos atuais não se sabe se osayn è do sexo Masculino ou feminino.Sabe-se que Osanyin, não gosta de ser dirigido como feminino.

Um pequeno pássaro que o representa. É o pássaro EYE. Nos templos consagrados a Osanyin, na África, diz-se que este pássaro habita no Igba OSANYIN (a cabaça consagrada a OSANYIN) e que ele fala quando Osanyin é consultado. Este mesmo pássaro èo que acompanha as Yami Xorongà.Outro que fala por Osanyin é Aroni,que aqui no Brasil chamam de saci perere.pois osayn não fala ,para não contar seus segredos a ninguém.

Aroni è um anãozinho ,sem uma perna que fuma cachimbo.ele anda dentro de um redemoinho.

As folhas são divididas em quatro compartimentos, correspondentes aos quatro elementos, classificação idêntica a que se processa com os Odu {Destino}- os elementos naturais :água, ar, terra e fogo.

Assim, também, cumprem o papel de reforçar a essência dos elementos, ou seja, as folhas ao veicularem seu axé, ativam aforça dos elementos ao qual os ORIXA corresponde a que o indivíduo que está ligado.

Temos assim: ewe afeefe trepadeiras (folhas do ar-vento), ewe inon folhas cujo sua essencia em demazia pode matar(folhas do fogo), ewe omi folhas que aguauicas(folhas da água) e ewe ile ou ewe igbo folhas nativas(folhas da terra e da floresta).

Outras classificações que temos em relações as folhas são: masculinas e femininas, calmantes (erô) ou excitantes (gun), diurnas e noturnas.

É um Òrìsà encantado, não viveu na forma humana. É filho direto de OLODUMARÈ, o Deus Supremo.

Ele vive no fundo da floresta e tem como companheiro, permanente, um anãozinho de uma perna só, que fuma um cachimbo feito com a casca do caracol, enfiado num TARYOKÓ, uma varinha de bambu, com suas folhas prediletas. Carrega um pássaro que voa por toda parte e pousa em sua cabeça, contado-lhe tudo que viu ou se alguém se aproxima.

Suas supostas qualidades são:

AGUÉ

MOKOSSU

GAYAKU

ABENEGY

ARONY- Recebe uma saudação própria, diferente dos outros. Apesar de ser companheiro de ABENEGY, é mais terrível, fumando seu cachimbo faz mais bruxarias que os outros. Só come bicho de duas pernas.

Sua saudação:

- VÓLÀ VÓLÀ EWÉ, quer dizer : Dono de uma perna que come o dono de duas pernas.

Iyami Oshorongá é o termo que designa as terríveis ajés, feiticeiras africanas, uma vez que ninguém as conhece por seus nomes. As Iyami representam o aspecto sombrio das coisas: a inveja, o ciúme, o poder pelo poder, a ambição, a fome, o caos o descontrole. No entanto, elas são capazes de realizar grandes feitos quando devidamente agradadas. Pode-se usar os ciúmes e a ambição das Iyami em favor próprio, embora não seja recomendável lidar com elas.

O poder de Iyami é atribuído às mulheres velhas, mas pensa-se que, em certos casos, ele pode pertencer igualmente a moças muito jovens, que o recebem como herança de sua mãe ou uma de suas avós.

Uma mulher de qualquer idade poderia também adquiri-lo, voluntariamente ou sem que o saiba, depois de um trabalho feito por alguma Iyami empenhada em fazer proselitismo.

Existem também feiticeiros entre os homens, os oxô, porém seriam infinitamente menos virulentos e cruéis que as ajé (feiticeiras).

Ao que se diz, ambos são capazes de matar, mas os primeiros jamais atacam membros de sua família, enquanto as segundas não hesitam em matar seus próprios filhos. As Iyami são tenazes, vingativas e atacam em segredo. Dizer seu nome em voz alta é perigoso, pois elas ouvem e se aproximam pra ver quem fala delas, trazendo sua influência.

Iyami é freqüentemente denominada eleyé, dona do pássaro. O pássaro é o poder da feiticeira; é recebendo-o que ela se torna ajé. É ao mesmo tempo o espírito e o pássaro que vão fazer os trabalhos maléficos.

Nanã Burukú é ligada ao culto das Iamins, é uma Iamim, este culto é feminino e um dos mais antigos, surgiu muito antes do cristianismo, na epoca da criação do mundo.
Oxum é ligada ao culto das feiticeiras, as Ajés, as Ajés são ligadas a riqueza, é o oria da riqueza e da fortuna, tambem é um culto muito antigo.

Durante as expedições do pássaro, o corpo da feiticeira permanece em casa, inerte na cama até o momento do retorno da ave. Para combater uma ajé, bastaria, ao que se diz, esfregar pimenta vermelha no corpo deitado e indefeso. Quando o espírito voltasse não poderia mais ocupar o corpo maculado por seu interdito.

Iyami possui uma cabaça e um pássaro. A coruja é um de seus pássaros. É este pássaro quem leva os feitiços até seus destinos. Ele é pássaro bonito e elegante, pousa
suavemente nos tetos das casas, e é silencioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário