"Umbanda é coisa séria para gente séria". Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A força dos orixás em 2010

Oxalá
Deus supremo do candomblé, Oxalá vai encher de beleza, perfeição, evolução, amor e progresso o ano de 2010. Para conseguir concretizar seus objetivos mais importantes, não hesite em pedir a proteção desse orixá.


Exu
Exu vai exigir em 2010 que cada um responda pelas suas promessas e preste conta de seus atos. Além disso, por ser a divindade do sexo e da procriação, sua influência levará as pessoas, mais do que nunca, a reagir contra o aborto.


Nanã
A senhora dos pântanos sugere que em 2010 você faça uma profunda reflexão sobre todo os atos de sua vida. Não tenha medo de demolir o que você construiu com bases frágeis. Assim, suas novas conquistas serão sólidas e duradouras.


Iansã
Senhora dos raios e das tempestades, Iansã governa também os mortos, mantendo o elo entre o passado e o presente para garantir que exista o futuro. Em 2010 ela vai dar a maior força para as mulheres. Mesmo os mais românticos sonhos femininos, como um grande amor ou uma gravidez, poderão se transformar em realidade. Não esqueça que os pedidos a Iansã devem ser feitos no meio de um bambuzal.

Ogum
Graças à influência desse orixá guerreiro, um clima de disputas e decisões rápidas vai envolver o ano de 2010. Mas quem agir sem pensar nas consequências poderá se dar mal, avisa Ogum. Portanto, só entre numa contenda se tiver a certeza de que poderá vencê-la.


Ibejis
Os Ibejis, orixás infantis, avisam que em 2010, em especial nos meses de janeiro, março, abril, maio e outubro, darão a maior força para as crianças e os adolescentes, que terão mais oportunidades de expor suas idéias e objetivos. Além disso, esses orixás irão apoiar tudo o que for feito pelos jovens e facilitar o diálogo entre pais e filhos.


Oxaguiã
Oxaguiã é a personificaçãoo jovem de Oxalá. Trata-se de um guerreiro impulsivo, que quer sempre tudo ou nada. Ele avisa que em 2010, principallmente no mês de fevereiro, você deve apostar alto em seus objetivos. Você terá uma oportunidade e tanto de melhorar sua vida, mas precisará de coragem e prudência para tomar as decisões acertadas.


Obaluaê
Esse orixá da doença e da cura avisa que durante março, setembro e outubro de 2010, é preciso tomar muito cuidado com a saúde física e mental. É bom tentar uma dieta e não consumir bebidas alcoólicas. Também é bom evitar o fumo. Lute para manter a saúde de seus relacionamentos: aja com muita calma em casa, no trabalho e na escola.


Iemanjá
Senhora dos mares e mãe de quase todos os outros orixás, essa dividade traz fartura, romantismo e gravidez. Ela avisa que março, abril, junho, julho e agosto são os meses mais favoráveis para as mulheres e os mais rentáveis para homens que trabalham com produtos dirigidos ao público feminino. Procure o mais que puder usar roupas brancas e decore seu ambiente com vasos de flores.


Euá
Protetora dos estudantes, intelectuais, artsitas e místicos, e dona das ilhas, Euá ajuda todos os que se sentem cercados, perseguidos ou sem chance de mostrar o seu valor. Ela aconselha que em 2010, em especial em maio, você deve soltar sua criatividade, sem duvidar em nenhum instante que atingirá seus objetivos.


Oxum
Bela e sedutora, Oxum – senhora das águas doces – protege os relacionamentos amorosos. Ela avisa que em 2010, em especial no mês de agosto, você deve deixar seu romantismo se manifestar, pois há grandes chances de você ter um novo e duradouro amor.


Oxóssi
Oxóssi é o caçador, o que providencia a alimentação. Ele avisa que em 2010, principalmente no mês de novembro, você deve cuidar para que nada falte em sua casa. Controle com rigor seu orçamento familiar.


Oxumaré
Ora homem, ora mulher, Oxumaré é o deus das transformações. Ele avisa que em 2010, pricipalmente no mês de julho, você deve se manter bem informado, para ver as mudanças pelas quais passará o mundo. Será um modo de verificar que ninguém é dono da verdade e que você tem o direito de defender suas opiniões.

Orixás que vão reger 2010



Como de costume em algumas doutrinas, sabe-se que o Orixá a reger o ano,
será aquele em que o dia da semana esta "consagrado". Em 2010, iniciaremos o
ano, em uma sexta-feira, dia este com maiores irradiações do Grande Pai
Oxalá e da Grande Mãe Iemanjá.

Ano regido pela Senhora da Geração e o Senhor da Fé, que ano !

Sabe-se que assim como Oxalá, que reúne todas as qualidades dos todos
Orixás, em Iemanjá temos de todas nossas Mães Divinas, por isso são chamados
de Rei e Rainha na Umbanda.

Lógico que cada Orixá tem sua atribuição na Criação, e o que ele faz,
somente ele pode fazê-lo, todos se completam, e formam a coroa de Olorun, o
Divino Criador de Tudo e todos nós, sem exceção.

O fato de cultuar um Orixá, em hipótese alguma, o contrapomos com o Criador,
mas sabemos que Eles são as manifestações do único Criador, e por meio deles
poderemos chegar ao interior do nosso Pai. Pois cada um nos direcionará, em
um sentido a ser evoluído, o Amado Mestre Jesus mesmo disse:.."ninguém vai
ao Pai senão por mim." e sabemos que ele é um dos Tronos do Fé e do Amor,
eis uma dica, uma chave importantíssima para podermos evoluir..

Iemanjá e Oxalá, são Orixás Universais, pólos positivos das linhas de
Umbanda,e só o fato de pensarmos neles, já nos enchemos de esperanças de
certezas de nossos objetivos serem realizados se formos merecedores.

Mas esses dois amados Orixás, também nos colocam a refletir, sobre nossos
pensamentos, comportamentos, e atitudes, pois se são puro Amor, são também a
pureza e a plenitude em todos os sentidos. Temos aí mais um ano, para nos
elevar e aprimorar como pessoas, pais ,filhos ,avós, religiosos, etc...

Aproveitemos então, ao iniciar este ano, além de pedirmos o amparo material,
pensemos sobre essa oportunidade de crescimento e evolução, pois muitas
vezes necessitamos romper com nossos sentimentos para crescer.

Se entreguem nos braços da Amorosa e Divina Mãe das Águas e do Sagrado Pai
da Fé, mas façam isso como crianças que correm para receber o abraço e
permitam ser acolhidos por essas duas forças poderosas da Criação Divina.

Enfeitem suas casas e seus terreiro com muitas flores, de todos os tipos.
Tomem banho com as ervas de Iemanjá, para que sua vibração se imante em seus
espíritos.

Consagrem seus banhos na força de Mamãe Iemanjá, consagrem sua flores. Façam
suas oferendas com amor e simplicidade, pode ter certeza que não é a
quantidade que importa. Os Orixás se interessam por aquilo que trazemos em
nós, de boa vontade, propósito, gratidão, capacidade de perdoar e muitos
outros sentimentos dos quais somos aprendizes.

As atribuições de Oxalá são as de não deixar um só ser sem o amparo
religioso dos mistérios da Fé. Mas nem sempre o ser absorve suas irradiações
quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado dos
espíritos encarnados. É uma pena que seja assim, porque os próprios seres se
afastam da luminosa e cristalina irradiação do divino Oxalá...

Qual é o teor da sua energia?


A mediunidade faz parte da natureza. Todos somos médiuns, uns mais, outros menos desenvolvidos, e trocamos energias uns com os outros. Com umas você sente prazer enorme em conversar, com outras você antipatiza, quer vê-las pelas costas. Isso não é apenas um capricho seu, mas um reflexo das energias que elas irradiam e você capta. Existem pessoas nutritivas e pessoas sugadoras. As nutritivas são: Independentes. Cuidam de si, assumem suas próprias necessidades, evitam descrregar seus problemas nos outros, procuram ganhar seu próprio dinheiro. Generosas. Dão os bens que não vão mais utilizar, cooperam com as obras de cunho social. Estão sempre se renovando. Confiantes em si. Estudam as experiências alheias, mas na hora de decidir não perguntam aos outros o que fazer. Otimistas. Em todos os acontecimentos olham os lados positivos. Nunca fazem drama de nada. Respeitosas. Nunca invadem o espaço de ninguém. Aceitam os outros como são sem desejar muda-los. As sugadoras são: Vítimas. Sofredoras. Quando lhes acontece uma coisa boa, ficam logo esperando uma coisa ruim. Culpam o governo, a sociedade, as pessoas por suas dificuldades. Dependentes. Nunca fazem nada sozinhas. Acham tudo difícil. Sentem-se incapazes. Indecisas. Não têm opinião própria. Só fazem o que os outros dizem. Depressivas. Jamais falam do que já têm, só do que ainda lhes falta. Estão sempre querendo atenção especial das pessoas e revoltam-se quando não são atendidas. Inseguras. Apegam-se a tudo e a todos. Têm medo das mudanças, do novo e do futuro. São ansiosas e dramáticas. Vêem o lado pessimista dos fatos. Quando você capta energia de pessoa nutritiva, sente-se muito bem. Mas se de repente sente o corpo pesado, boceja, fica deprimida, triste, com dor de cabeça ou enjôo, provavelmente absorveu as energias de uma pessoa sugadora. Nesse caso, vá para um lugar sossegado e faça o seguinte exercício: Feche os olhos e pergunte mentalmente de onde vêm essas energias. O rosto da pessoa aparecerá em sua memória. Então, imagine que você está dentro de sua pele e diga com firmeza: - Eu não quero nada de você... O que é seu é seu. O que é meu é meu. Fico com minha energia. O resto vai sair agora, não quero isso para mim. Sentirá imediatamente grande alívio. Contudo, se você se sente rejeitada pelas pessoas, está na hora de observar quais as energias que você irradia. Elas são responsáveis por tudo que você atrai em sua vida. Pense nisso. Zíbia Gasparetto