"Umbanda é coisa séria para gente séria".
Umbanda, sendo a única religião criada no Brasil, não pode ser dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa espelhar a grandeza de sua doutrina.
sábado, 5 de setembro de 2009
Os Ciganos em Umbanda
São entidades que há pouco tempo ganharam força dentro do ritual de umbanda. Erroneamente no começo eram confundidos com entidades espirituais que vinham na linha dos Exus, tal confusão se dava pela apresentação de algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas ou como Cigana do Cruzeiro ou coisa desse tipo.
Hoje o culto está mais difundido e se sabe e se conhece mais coisas sobre o povo cigano.
Não tem na Umbanda o seu alicerce espiritual; se apresentam também em rituais Kardecistas e em outros rituais do tipo mesa branca. Estão em Umbanda por uma necessidade lógica de trabalho e caridade. Encontraram em Umbanda o toque dos atabaques e passaram a se identificar com os toques e com os pontos a eles cantados.
Tal aproximação se deve ao fato da necessidade da adaptação ao culto que hoje mais se identificam e se apresentam. Povo muito rico de estórias e lendas, foram na maioria andarilhos que viveram nos séculos XIV, XV e XVI. Alguns presenciaram fatos históricos do tipo queda da bastilha na França antiga e destrono de reis famosos como Luís XV.
Vivem em grupos, e não tem destino nem caminho certo. São amantes das aventuras que tais situações podem trazer; erroneamente são confundidos com vagabundos e pessoas pouco dedicadas ao trabalho. Tem na sua origem o trabalho com a natureza, a subsistência através do que plantavam e o desapego as coisas materiais.
Dentro de Umbanda seus fundamentos são simples, não possuindo assentamentos ou ferramentas para centralização da força espiritual. São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças de vinho, doces finos e cigarrilhas doces. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, pedras energéticas e com os quatro sagrados elementos da natureza.
Tem em Santa Sarah de Kali as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com Sincretismos, pois Santa Sarah é tida como orientadora espiritual e não como patrona ou imagem de algum sincretismo.
São comemorados no dia 24 de maio, dia de Santa Sarah.
Tem o Cigano Wladimir como um dos grandes chefes de tribo deste povo.
UMBANDISTA DE CORAÇÃO! "Creio em Olorum, Onipotente e Supremo; creio nos Orixás e nos Espíritos Divinos que nos trouxeram para a Vida por vontade deste majestoso Pai. Creio nas Falanges Espirituais, orientando os Homens na vida terrena; creio na Lei da Reencarnação e na Justiça Divina, Segunda a Lei do Carma; creio na comunicação do Guias Espirituais, encaminhando-nos para a Caridade e a prática do bem; creio na Invocação, na Prece e na Oferenda, com atos de fé, e creio na Umbanda, como religião redentora, capaz de nos levar pelo caminho da Evolução ate nosso Pai Olorum. Gloria a Olorum" LUZ; VIDA!!! "Sou a luz que brilha, Em sua alma colorida, Bailando na música da vida. Sou o reflexo da sua energia, Ignorando a escuridão, Espalhando sua magia. Sou o segredo de seu olhar, Quebrando toda indiferença, Mostrando que é possível amar. Sou o início e o fim da corrente, Entrelaçada pelo amor e a esperança, Que a tudo pode resistir. Sou seu desejo e sua realização, Vagando silenciosamente, Entre os que não percebem nossa emoção.
Tudo o que eu quero!!! Ter a longevidade das palavras de Oxalá. ... Ser livre como o vento de Iansã. ... Ser justo como o machado de Xangô. ... Ser forte como a espada de Ogum. ... Ser firme como o arco e reto como as flechas de Oxossi. ... Ser mágico como as forças de Obaluaê. ... Ser infinito como a sabedoria de Nana. ... Ter a doçura das águas de Oxum. ... E as forças dos mares de Yemanjá. ... Ter a alegria do gargalhas dos Exus. ... E a boa esperteza do Malandro Zé Pilintra. ... Ser humilde e paciente como meus Preto Velhos. ... Carregar a lealdade dos amigos Caboclos. ... Ter o equilíbrio dos Marujos. ... A fé na reza dos Boiadeiros. ... E o amor ao mundo dos amigos Ciganos. ... E um dia merecer a doçura de meus Erês.
Se você quiser mandar as energias negativas para bem longe, faça este banho em uma quinta-feira de Lua Crescente, de preferência, à noite. junte as seguintes ervas:
alecrim do campo, palma-de-santa-rita, rosas vermelhas, espada-de-são-jorge, louros verdes e erva-de-santa-bárbara. Coloque todas para ferver em 3 litros de água e, depois, coe o preparado. Separe as ervas e coloque-as ao sol. Após tomar um banho normal, despeje a mistura sobre seu corpo.
Queime as ervas secas em um braseiro, juntamente com incenso de benjoim ou mirra. Enquanto as ervas queimam, diga as seguinte palavras:
"Fogo de Deus, fogo celestial, fogo sagrado, que toda a impureza seja queimada e destruída em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que a Santa Divina Trindade. Queimei, destruí e reduzi ao nada todas as más influências, assim como todo o mal".
Nenhuma magia é infalível. Nenhum ritual, simpatia, feitiço, oração, benzedura ou corrente garante resultados por si só. O poder de toda prática mágica depende de quem a pratica e de como a pratica. As palavras-chave para uma prática de magia bem-sucedida são: vontade, fé, confiança, concentração, intenção correta, merecimento e perseverança. Sem esses elementos, a magia não acontece. Pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário